A partir desta edição, a revista LS embarca na história da música sertaneja. Que tal fazer parte dessa viagem?
Em qual estado do Brasil a música sertaneja se desenvolveu? Se essa pergunta fosse feita a você, qual resposta daria? Se os primeiros nomes foram Minas Gerais, Goiás ou Mato Grosso do Sul, o chute passou longe do gol - o modão nasceu no Rio de Janeiro e, em São Paulo, encontrou o luagr certo pra ganhar o país. Contando assim, até parece mentira que o sertanejo tem origem carioca. E parece mais mentira ainda quando descobrimos que a moda sertaneja era o som da capital paulista - e não do interior, como podemos pensar. Ficou curiosa pra saber como tudo isso aconteceu? A revista LS a partir desta edição, faz um convite irresistível para todos aquele que apreciam a música sertaneja: conhecer sua história. em cada novo número, novas descobertas, curiosiodades e grandes personalidaes que fizeram do sertenejo o que ele é hoje.
Nossa história começa no século XX, nas décadas de 1910 e 1920, quando o Rio de janeiro, então capital federal (Brasília ainda não existia), vivia uma onda da cultura sertaneja. Por influência dos migrantes vindos do nordeste do Brasil, suas tradições passaram a ganhar visibilidade. Por isso a palavra "sertão", que se desdobra em "sertanejo", serve tanto pra nomear fazenda quanto o próprio sertão nordestino.
Apesar de sua origem carioca, o modão encontrou em São Paulo sua casa definitiva. Por conta do forte tom nacionalista e das tradições da cultura regional enraizadas na capital paulista naquela época o sertanejo, o sertanejo se encaixou perfeitamente no cotidiano da cidade e às referências rurais caipiras.
Quer saber como a música sertaneja se tornou cativa no corção dos paulistanos do começo do século XX? então não perca o segundo capítulo da nossa história. Até lá. (Revista LS)
(Fonte: http://www.revistaluansantana.com.br/revista/#/Ed%2001/44)
Nenhum comentário:
Postar um comentário