Em outubro do ano passado, a marca Friboi, da JBS,
iniciou uma campanha de construção de marca em São Paulo que gerou um
aumento de 20% nas vendas de carne bovina entre outubro e dezembro de
2011. Se comparada ao mesmo período de 2010, a porcentagem sobe para
57%.
Apelidado
de "Vai Zé", o comercial foi ao ar somente São Paulo, depois que a
empresa percebeu, por meio de pesquisas, que os consumidores brasileiros
não relacionavam a qualidade da carne que compravam a uma marca, e sim à
aparência e às características do produto.
"Descobrimos
que, para o consumidor brasileiro, carne não tem marca. Existem marcas
de arroz, água, café, mas carne in natura não é reconhecida pela marca.
'Está mais vermelhinha? É mais macia? Então é boa'. É assim. Não há
nenhuma relação emocional", explicou Marcio Gonzalez, diretor de
marketing da divisão de carnes da JBS.
"A
partir disso, entendemos que era necessário um trabalho de construção
de marca, para sair de uma relação que até então era extremamente
racional e partir pra uma relação mais emocional", completa.
Na
primeira fase da estratégia, junto com um filme que contou a história
do surgimento da Friboi, na década de 50, a empresa reformulou as
embalagens e ativou a marca nos pontos de venda com materais como
banneres e papel para forração, ação que culminou na conquista de mil
novos clientes no estado de São Paulo.
Miniastros
Agora, a marca passa pelo ponto mais alto da campanha, associando a imagem a astros do mundo sertanejo como Luan Santana, Zezé di Camargo, Luciano, Victor e Léo,
na promoção "Miniastros Friboi", com bonecos inspirados nos artistas.
Só na primeira semana, foram trocados 400 mil bonecos de um total de 2
milhões.
Fonte: Revista Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário